Operações
O MB PHONE é um serviço inovador que permite efetuar no telemóvel algumas das operações que, habitualmente se efetuam no CA/ ATM, com a segurança e a comodidade de sempre.
A qualquer hora e em qualquer lugar estas operações podem ser realizadas através da aplicação Java ou por serviços de voz ou SMS.
Para saber mais consulte as operadoras que disponibilizam o serviço: NOS e Vodafone.

Para aceder ao serviço MB PHONE através da aplicação Java, por IVR ou SMS, deverá dirigir-se a um MULTIBANCO e efetuar os seguintes passos:
1. Inserir o cartão da conta bancária que pretende associar ao serviço;
2. Selecionar “Outras Operações”;
3. Escolher a opção “MB PHONE”;
4. Indicar o nº do telemóvel;
5. Indicar o Operador Móvel;
6. Definir o código pessoal de acesso ao serviço de 4 dígitos (telecódigo).

UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO JAVA
Esta aplicação simula no seu telemóvel os menus de um Caixa Automático. Após ter instalado a aplicação no seu telemóvel, siga as instruções que lhe forem sendo indicadas.
Para instalar a aplicação, envie do seu telemóvel um SMS com o texto TMB para o número 12980 (independentemente do seu operador móvel). Receberá um SMS de resposta. Clique no link enviado no SMS e instale a aplicação.
Para instalar esta aplicação o seu telemóvel terá que suportar a tecnologia JAVA. Para saber se o seu telemóvel é compatível, consulte o site do seu operador móvel.
UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE CHAMADA TELEFÓNICA
Contacte o seu operador móvel ligando para o número abaixo indicado e siga as instruções que lhe forem sendo dadas:
NOS – 12980; Vodafone – 12980.
UTILIZAÇÃO DO MB PHONE ATRAVÉS DE SMS
Envie um SMS para o número indicado, consoante o seu operador móvel:
NOS – 1700; Vodafone – 62980.
Esse SMS deve ter o seguinte formato:
[telecódigo] [cod. da operação] [n.º de seq. da conta] [outros]
Posteriormente, receberá uma mensagem escrita com a informação solicitada ou de confirmação de operação realizada.

CONSULTAS
Consulta do Saldo de Conta Associada
Selecionando as teclas 1 ou S, o utilizador poderá obter o saldo contabilístico e o saldo disponível da(s) conta(s) associada(s) ao seu telemóvel.
Consulta dos 3 últimos Movimentos da Conta
Através das teclas 3 ou M, acede-se à operação de consulta dos três últimos movimentos da(s) conta(s) associada(s) ao telemóvel.
Consulta dos 2 últimos Movimentos MULTIBANCO
Ao selecionar as teclas 4 ou B do telemóvel, é possível consultar os dois últimos movimentos realizados no sistema pelo cartão da(s) conta(s) que se encontra(m) associada(s).
Consulta do NIB
Está disponível a informação do Número de Identificação Bancária (NIB) da(s) conta(s) associada(s) através das teclas 6 ou N do telemóvel.
PAGAMENTO DE SERVIÇOS
Ao selecionar a tecla V do seu telemóvel, será disponibilizada a operação de Pagamentos de Serviços/Compras que permite realizar o pagamento dos consumos correntes de água, telefone, eletricidade, entre outros.
TRANSFERÊNCIAS ENTRE CONTAS ASSOCIADAS
Ao selecionar a tecla R do seu telemóvel, será disponibilizada a operação Transferência entre contas Associadas ao Telefone, para esta operação é obrigatório o número de sequência da conta debitada, seguido da sequência da conta creditada e do montante a transferir.
CARREGAMENTO
O serviço Telecarregamento permite-lhe carregar o seu cartão de serviços móveis, diretamente a partir do seu telemóvel, de forma rápida, prática e segura.
PEDIDO DE LIVRO DE CHEQUES
Poderá ser realizado o pedido de um livro de cheques emitido sobre a(s) conta(s) associada(s) ao ser selecionado a tecla L do telemóvel.

O que devo fazer para aderir ao serviço MB PHONE?
Para poder utilizar o serviço MB PHONE deverá dirigir-se a um Caixa Automático MULTIBANCO, com o cartão da conta bancária que pretende associar ao serviço, selecionar a opção “Outras Operações” seguida de “MB PHONE”, indicar o número do seu telemóvel e respetivo Operador Móvel e depois definir um código pessoal de acesso ao serviço (telecódigo). No caso de ser cliente do Millennium BCP e ActivoBank7, a associação ao serviço via MULTIBANCO não está disponível, pelo que, deverá ser ativado através do call center dos respetivos bancos.
Consulte a página do seu Operador Móvel para mais detalhes.
O que é o Telecódigo?
O telecódigo é um código pessoal de segurança, composto por 4 dígitos, que lhe é solicitado sempre que pretender realizar qualquer operação através do MB PHONE.
O telecódigo terá que ser diferente de 0000 e não deverá ser igual ao PIN do seu cartão MULTIBANCO.
Todas as Operadoras de Telecomunicações Móveis permitem o acesso a este serviço?
Atualmente, o serviço está disponível para os seguintes Operadores de Telecomunicações Móveis: NOS e Vodafone.
Quais os serviços que posso utilizar, atualmente, através do MB PHONE?
Carregamentos de telemóveis (pré-pagos), pagamentos de serviços, consultas de saldos e movimentos bancários, consultas de NIB, pedidos de livros de cheques e transferência entre contas associadas.
Posso associar mais do que uma conta bancária ao telemóvel?
Sim. Pode associar até um máximo de 5 contas no seu telemóvel.
Posso associar ao mesmo telemóvel contas bancárias de Bancos diferentes?
Sim. Pode associar até um máximo de 5 contas por telemóvel, independentemente do Banco. No caso do cartão bancário ter duas contas, esta operação de associação vai associar as duas contas, mas se o telemóvel já tiver 4 contas associadas, então o sistema só associará a primeira conta do cartão.
Como posso obter o comprovativo de uma operação que realizei no serviço MB PHONE?
Pode obter um talão comprovativo de uma operação realizada nos dois meses anteriores através do serviço MB PHONE, pedindo uma segunda via em qualquer Caixa Automático MULTIBANCO.
Para tal deverá selecionar no menu “Consultas de Movimentos MULTIBANCO”.
Todos os modelos de telemóveis permitem o acesso a este serviço?
Alguns dos canais de acesso ao serviço poderão não ser compatíveis com todos os modelos de telemóveis. Para saber se o modelo do seu telemóvel é compatível, com o canal de acesso que pretende utilizar no acesso ao MB PHONE, consulte a página do seu Operador Móvel.
Através de que canais está disponível o serviço no telemóvel?
Voz (IVR), SMS, SIM Tool Kit, Wap e Aplicação Java (esta aplicação simula a utilização de um Caixa Automático MULTIBANCO, através da reprodução do design e da experiência de utilização do Caixa). Estas aplicações poderão não estar disponíveis em todos os operadores e modelos de telemóveis.
Consulte a página do seu Operador Móvel para mais detalhes.
Como posso obter a aplicação Java?
Basta enviar um SMS para o 12980 com o texto TMB para receber uma mensagem com o link de instalação da aplicação. Se o seu telefone não for compatível receberá uma mensagem com essa informação.
Consulte a página do seu Operador Móvel para mais detalhes.
Posso utilizar o serviço MB PHONE no estrangeiro?
O serviço MB PHONE está ativo 24 horas por dia, em Portugal ou em qualquer outro país, com o qual o seu Operador Móvel tenha acordos de roaming. A utilização deste serviço em roaming poderá ter custos adicionais, pelo que, deverá consultar o seu Operador para obter informações relativas aos custos associados.
